O que é a Terapia Ocupacional na Geriatria?
A terapia ocupacional na geriatria tem o objetivo de melhorar o funcionamento independente e a qualidade de vida dos idosos. Através da terapia ocupacional os pacientes acessam as limitações de forma positiva; auxiliando nas atividades diárias e na realização dos objetivos. O uso efetivo da terapia nesses pacientes propicia maior segurança, qualidade de vida e autonomia.
Como funciona?
Nessa área, os profissionais da saúde buscam levantar as demandas/necessidades específicas de cada paciente. Com base em seus resultados, promove-se o desenvolvimento de habilidades e Autonomia, maior acesso ao ambiente, melhoria da coordenação motora, desenvolvimento do autocuidado e qualidade de vida. A terapia ocupacional na geriatria tem como principais objetivos a reabilitação, o treinamento para atividades cotidianas e o gerenciamento de limitações e incapacidades.
Vantagens da terapia ocupacional na geriatria
- Redução de Sintomas: Minimização dos sintomas de depressão, ansiedade, prevenção de quedas, desnutrição e prevenção de complicações relacionadas a outras doenças.
- Melhoria da disposição e independência: Contribui para a extension da autonomia e função, melhorando a qualidade de vida.
- Reabilitação Funcional: Otimiza habilidades motoras, cognitivas, sensoriais e sociais.
A terapia ocupacional na geriatria pode ser realizada de forma particular ou oferecida por algumas instituições. Para ter o máximo benefício dessa prática é recomendado que pacientes de idosos optem por serviços especializados, como o Qualyvida Atendimento Domiciliar Em Saúde, que oferece tratamentos médicos eficazes e seguros para pessoas idosas, em qualquer faixa etária. A terapia ocupacional pode ser extremamente útil para melhorar a qualidade de vida dos idosos, além de ampliar sua independência, autonomia e funcionalidade. Marque já uma avaliação gratuita para saber como a Terapia Ocupacional pode ajudar e melhorar a vida de quem você ama.